O 29 de agosto é o Dia Nacional de combate ao Fumo. Em Nova Trento, o Nasf – Núcleo de Apoio a Saúde da Família – realiza o encontro com fumantes, com o objetivo das pessoas largarem o vício.
A psicóloga do Nasf, Camila Formento Melo dos Santos, destaca que a OMS – Organização Mundial da Saúde – considera o tabagismo a principal causa de morte evitável do planeta. “Somente no Brasil, morrem 200 mil pessoas ao ano”, revela. Além disso, a nicotina está relacionada em mais de 50 doenças. Além disso, há o fumante passivo, que não fuma, mas a fumaça lhe causa problemas, quando se está ao lado da pessoa de quem fuma.
O programa Nacional de Controle ao Tabagismo é oriundo do Ministério da Saúde e o objetivo principal é diminuir a prevalência de fumantes em casa município e a mortalidade por conta do tabagismo. Realiza-se em grupo e há um coordenador que, geralmente, é um psicólogo e conta com o apoio de médicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas e educador físico. “Esses profissionais vão colaborar para que os tabagistas parem de fumar”, informa Camila.
A psicóloga informa que são encontros semanais em um total de quatro, com pessoas em número de dez até 15 pessoas. Depois, os encontros se tonam quinzenais.
Ouça a Reportagem