A programação do Novembro Azul foi divulgada nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde. A campanha contará com ações em bairros e no interior de São João Batista. Serão realizadas palestras com profissionais de saúde e disponibilizados serviços como aferição de pressão e testes rápidos.
Conforme explica a Coordenadora de Atenção Básica, Juliana da Silva, cada unidade básica de saúde (UBS) terá sua programação própria, de acordo com a demanda local. Além disso, serão distribuídas requisições de exames para PSA livre e PSA total para homens com idade acima de 40 anos.
Confira cronograma
08/11, às 19h – Palestra no Posto de Saúde Central
13/11 – Dia do Homem na UBS Fernandes
13/11, às 18h30 – Palestra no CRAS (próximo à UBS Jardim São Paulo)
13/11, às 19h – Palestra na UBS Rio do Braço
20/11, – Dia do Homem na UBS Colônia Nova Itália
20/11, às 19h – Palestra na UBS Carmelo
21/11, às 19h – Palestra na UBS Tigipió
22/11, às 19h – Palestra na UBS Ribanceira do Sul
29/11, às 19h – Palestra na Escola Catarina Deschamps Steffens (bairro Cardoso)
Saiba mais sobre o Novembro Azul
Esta será a primeira edição do Novembro Azul em São João Batista. A campanha foi instituída neste ano em substituição ao Agosto Azul, que era realizado desde 2013. A medida, adotada a partir de projeto de lei apresentado pelo vereador Leôncio Paulo Cipriani, teve como principal objetivo adequar a data aos calendários nacional e internacional.
“O Novembro Azul tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata, abordando, por exemplo, os motivos que levam a maioria dos homens a não se prevenir”, explica o secretário municipal de Saúde, Ademir José Rover.