A UBS Centro abrirá neste sábado (23), das 8h às 17h, para vacinação contra a febre amarela. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, tem como objetivo alcançar o público que tem dificuldades para se dirigir durante a semana até os postos onde são aplicadas as doses.
Em ação semelhante, realizada no último sábado, durante o evento “Cultura em Movimento”, 90 pessoas foram imunizadas contra a doença. A expectativa é que número semelhante possa ser atingido com esta ação.
“É importante ressaltar que uma única dose da vacina é suficiente para ficar protegido contra a doença durante toda a vida. Quem já tomou a vacina não precisa tomar mais. É a mesma vacina”, explica a responsável pelo setor, a enfermeira Aline Maria Paulista.
Todos os moradores com idade entre nove meses e 59 anos devem tomar a vacina. Pessoas com mais de 60 anos devem procurar orientação médica. É necessário apresentar Cartão do SUS e a Carteirinha de Vacina (se tiver).
Horários estendidos prorrogados
Ela reforça também que o período com horários estendidos para vacinação contra a febre amarela foi prorrogado até o dia 18 de abril. A mudança na data, que originalmente iria até 29 de março, ocorreu devido à campanha estadual contra a doença, lançada nesta semana devido à baixa adesão à vacinação. A meta é vacinar 95% da população catarinense contra a febre amarela, sendo que, atualmente, apenas 56% do público-alvo (pessoas com mais de 9 meses de idade) foi imunizado.
Em São João Batista, além dos horários normais, as doses estão disponibilizadas durante o intervalo do almoço na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro e das 17h às 19h nas unidades do Centro (segundas e quartas), do Jardim São Paulo (terças e quintas) e da Ribanceira do Sul (segundas). E, ainda, nas unidades de Tigipió (nas quintas, das 14h às 16h), do Fernandes (nas terças, das 14h às 15h) e da Colônia Nova Itália (nas terças, das 15h às 16h).
Atualização da carteirinha
Pessoas de qualquer idade que estiverem com alguma vacina atrasada também serão atendidas neste sábado, das 8h às 17h. Basta se deslocar até a unidade, apresentando Cartão do SUS e Carteirinha de Vacina (se tiver).