Sábado (04/05) é o Dia D da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe). Em São João Batista, todas as unidades de saúde (com exceção do posto da Colônia Nova Itália) estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Devem tomar a vacina pessoas que integram os grupos de risco para complicações da doença (confira lista abaixo). Para recebê-la, é obrigatório levar Cartão Nacional do SUS e caderneta de vacinação (pacientes que apresentam comorbidades precisam trazer indicação médica e, professores, exibir comprovante).
“A vacina contra a influenza é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos pela doença. Mesmo quem participou de campanhas anteriores, deve se imunizar novamente, já que a vacina contra a gripe é atualizada anualmente”, esclarece a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.
Nesta temporada, por exemplo, as doses protegerão contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Em relação à vacinação de 2018, as doses receberam subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B. A estimativa é que a vacina demore cerca de 15 dias para gerar proteção ao organismo.
QUEM DEVE TOMAR A VACINA
* Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
* Gestantes (em qualquer tempo gestacional);
* Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).
* Pessoas com 60 anos ou mais;
* Povos indígenas;
* Trabalhadores da área da Saúde (serviços públicos e privados);
* População privada de liberdade e funcionários;
* Professores;
* Portadores de doenças crônicas e condições especiais.