A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista recomenda a toda comunidade para atualizar a caderneta de vacinação e verificar a necessidade de se imunizar contra o sarampo. Após anos eliminada do país, a doença está de volta e apresenta números crescentes em diversos estados.
Em Santa Catarina, entre os dias 17 e 31 de julho, foram registrados quatro casos importados de sarampo, todos com origem em São Paulo. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), um destes já foi confirmado laboratorialmente e os outros permanecem sob análise.
Embora o último registro de sarampo contraído em Santa Catarina seja de 2013, a recomendação é para que a população adote as medidas adequadas, já que a doença é considerada grave e de alta transmissibilidade. Em São João Batista, as doses estão disponíveis regularmente em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Na UBS Centro (rua Gilson Geraldo Sartori, 411), o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. E, na UBS Jardim São Paulo (rua Tibúrcio Taurino Bozzano, s/nº), o atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.
Pessoas com idade entre 12 meses e 29 anos devem receber duas doses da vacina. Já para quem tem de 30 a 49, apenas uma dose é o suficiente. Moradores com até 59 anos que viajarem a São Paulo ou outro estado com surto também devem se imunizar contra a doença. Quem tem mais de 60 anos deve apresentar prescrição médica.
Reforço à vacinação
Para facilitar o acesso da população à vacina contra o sarampo, a UBS Jardim São Paulo estará aberta no dia 17 de agosto (sábado), das 8h às 17h. Na ocasião, também serão disponibilizadas doses contra a febre amarela. Uma equipe da Secretaria de Saúde também está percorrendo o interior do município para oferecer vacinas contra ambas as doenças.
Sobre o sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral. É considerada grave, extremamente contagiosa e é transmitida pela fala, tosse e espirro. Caracteriza-se pela febre alta (acima de 38,5°C), erupção avermelhada na pele (exantema), tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal).