Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, apresentou projeção em que indicam um cenário assustador de mortes pelo novo coronavírus em Santa Catarina. O número de mortes pode chegar perto de três mil mortes nos próximos 20 dias de acordo com cálculo apresentado na segunda-feira (3).
Ribeiro esteve em audiência pública na Assembleia Legislativa onde apresentou os gastos do governo no combate a pandemia. Foram apresentados três cenários para Santa Catarina até o final de agosto. No primeiro seriam 2,8 mil mortes por Covid-19, caso nada for feito ou as ações adotadas não apresentarem resultados.
Outra possibilidade apresentada por André Ribeiro, seria de o Estado atingir 1,9 mil mortes no dia 23 de agosto. Ele aponta como principal causa do aumento de casos de Covid-19, a baixa taxa de isolamento social no Estado, que está entre 30 e 40%.
Santa Catarina tem 92.157 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 79.860 estão recuperados e 11.062 permanecem em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta terça-feira, 4. Desde o início da pandemia, 1.235 óbitos foram causados pela Covid-19. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,34%.