A partir das próximas semanas os neotrentinos não precisarão mais se deslocar até Florianópolis ou cidades vizinhas para realizar exames como: audiometria e imitanciometria. Isto porque, a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário passará contar com um consultório específico para a realização destes exames via SUS – Sistema Único de Saúde, que é o primeiro no Vale do Rio Tijucas, e o segundo na região da Grande Florianópolis.
De acordo com a fonoaudióloga do Nasf – Núcleo Ampliado à Saúde da Família/Atenção Básica –, Larissa Scapini, o consultório está sendo montado em uma sala da Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro, e a previsão é de que ele atenda a uma demanda de 5 a 10 pacientes por mês, que anteriormente tinham que esperar até um ano para realizarem os exames via SUS. “Com o consultório, a realização dos exames será mais rápida e com isto a conclusão do disgnóstico também. Além disso, a comunidade contará com exames totalmente gratuitos, pois, em média, eles custam quase mil reais em clínicas particulares”, informa.
Conforme a especialista, entre o público mais beneficiado deste novo serviço, estão as crianças e os idosos. “No caso das crianças buscamos confirmar uma possível surdez, alterações auditivas e ainda investigações de atrasos de linguagem. Já os idosos, avaliamos a perda auditiva natural pela idade, exposição a ruídos e também efeitos provocados do uso contínuo de medicamentos”, ressalta Larissa. Os atendimentos no consultório serão efetuados mediante agendamento, duas vezes ao mês, por meio de encaminhamentos médicos, de fonoaudiólogos ou de enfermeiros capacitados. Mais informações sobre o novo serviço através do telefone (48) 3267 – 3267.
Em entrevista ao Jornalismo da Super, a fonoaudióloga Larissa Nunes Scapini informa sobre o assunto
Ouça a Entrevista