A Secretaria de Saúde de Nova Trento realizou uma reunião com médicos, enfermeiros, farmacêuticos e equipe de apoio, onde foram abordados diversos assuntos que resultaram em ações para um melhor atendimento aos moradores que utilizam as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A reunião coordenada pela secretária de Saúde, Maria Cristina Adami, abordou também o retorno da puericultura, suspenso durante a pandemia. A puericultura consiste em um acompanhamento periódico visando a promoção e proteção da saúde das crianças e adolescentes.
Através dela, pessoas de 0 a 19 anos são acompanhadas, sendo possível identificar de forma precoce distúrbios de crescimento, desenvolvimento físico e mental, nutricional, dentre outros.
A periodicidade de acompanhamento irá depender da classificação de risco da criança, sendo que o calendário mínimo consiste em receber uma visita domiciliar de uma Agente Comunitária de Saúde (ACS) até o 15º dia de vida, para verificar os sinais de alerta relacionados ao recém-nascido e a puérpera, a realização da triagem neonatal e a situação do aleitamento materno.
Além disso, a recomendação é de que as consultas sejam mensais até o sexto mês de vida, trimestral do 6º ao 12º mês de vida, semestral do 12º ao 24º mês de vida e anualmente será realizado pela estratégia de saúde da família por agendamento prévio.