A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento através do setor de Imunização informa aos munícipes que no mês de abril serão realizadas mobilizações em torno das vacinações contra o HPV (Papilomas Vírus Humanos), a Influenza e Sarampo. De acordo com a vacinadora Sonia Moresco, entre os dias 02 a 06 de abril, serão realizadas visitas nas unidades escolares para informar sobre a importância dos adolescentes se imunizaram contra o vírus e também identificar aqueles que ainda não realizaram a segunda dose da vacina.
Já a partir do dia 16 de abril, inicia oficialmente a 20 ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que seguirá até o dia 25 de maio, com mobilização nacional no sábado, dia 05 de maio. De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo desta campanha são pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Além destas duas campanhas de vacinação, outro alerta é para a imunização contra o Sarampo, doença que já registrou 40 casos confirmados, em Manaus, no Estado do Amazonas em 2018. A vacinadora Sonia ressalta a importância dos pais e responsáveis verificarem o cartão nacional de vacinação das crianças e também os seus e realizar a imunização caso não estejam em dia com a vacinação.
Em relação a vacinação contra a Febre Amarela, os vacinadores informam que até o mês julho a vacina continua destinada prioritariamente aos viajantes, e, após este período, estará disponível para todos os munícipes. Mais informações podem obtidas através do telefone (48) 3267 – 3267, na sede da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, ou com os vacinadores, Sonia ou Renan.