Neste sábado (18), a equipe da Secretaria de Saúde de Canelinha realizou o “Dia D” Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, onde foram vacinas 251 crianças, com faixa etária de 1 a 4 anos. Desde o início da campanha, 06 de agosto, até o momento, foram vacinadas 309 crianças, atingindo 50% da meta, sendo abaixo do número esperado, assim como em todo território nacional.
Para aumentar essa porcentagem, objetivando proteger as crianças do município, a Secretaria de Saúde realizará uma ação em parceria com a Secretaria de Educação, onde, através de comunicado, solicitarão aos pais das crianças que ainda não foram vacinadas uma autorização de vacinação, para que as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) realizem a vacinação nas creches. É de grande importância que os pais ou responsáveis se conscientizem de levar suas crianças para se vacinarem ou autorizarem a vacinação na creche, pois são doenças que podem deixar sequelas permanentes ou levar a morte.
A campanha acontece até 31 de agosto, na sala de vacina da Unidade de Saúde do Centro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.
Números de casos confirmados de sarampo no país passa de 800
Desde a década de 90 não há casos de Poliomielite no país. Porém, há mais de dois anos também não haviam casos de Sarampo. Em julho de 2018, o Ministério da Saúde anunciou que o número de casos confirmados de sarampo no país chegou a 822, além dos mais de 6.000 casos suspeitos em investigação, resultado da baixa vacinação no Brasil. Os números são um alerta para a importância da vacinação.