Marilita Gonçalves, servidora da secretaria de Saúde de Tijucas, e ex-diretora da Fundação Hospitalar de Canelinha, fez um longo desabafo nas redes sociais, onde pede respeito aos profissionais de saúde, em tempos de pandemia.
Na sexta-feira (10), o município de Tijucas atingiu 437 casos confirmados de Covid-19, 86 pacientes aguardando resultados de exames, e 148 pessoas sendo monitoradas.
No texto Marilita informa que o setor adota procedimentos de segurança para os pacientes, o que acaba gerando mal-entendidos no tempo de espera para ser atendimento pelos médicos. “A gente vai, explicada devido a demora que é no mínimo de 10 a 15 minutos. Mas, infelizmente tem pessoas que não entendem”, lamenta.
A servidora da saúde informa que quando chega um paciente com 80% de chance de ter o vírus, é feito notificação e teste rápido.
“Não estamos aqui simplesmente para cumprir horário, e ne para receber sem trabalhar, e muito menos para brincar com a sua saúde. Todos exigem respeito nosso, mas nós também queremos ser respeitados. Nós temos nomes. Não somos carecas, nem gordos. Nem preguiçosos. Somos seres humanos como vocês”, diz.
LEIA O DESABAFO COMPLETO DE MARILITA:
“Pessoal em nosso trabalho na saúde é assim que trabalhamos. Nosso secretário da saúde Vilson José Porcicula mais conhecido como Tem, nossa coordenadora de saúde Denise Correa Silva e o nosso Prefeito Eloi Mariano Rocha, pensam na nossa saúde e na saúde dos munícipes de nossa cidade de Tijucas, como também de quem mora em outros municípios.
Nunca nós faltou material para exercemos nossa função com respeito e segurança para quem precisa atendimento aqui no PA 24 horas. As vezes as consultas demoram devido a cada caso e após cada consulta é feito toda a higienização do consultório, materiais, enfim, em todo o setor para dar segurança ao próximo paciente.
A gente vai explica devido a demora que é no mínimo de 10 a 15 minutos dependo o caso. Mas, infelizmente, tem pessoas que não entende apesar dos números estão aumentando. E o pior. Não falam o correto quando vão falar mal do atendimento. Pois assim como vocês estão apreensivo com medo nos também temos receio de estar aí. Pois temos famílias e corremos os mesmos riscos que vocês.
Não quero falar de política, mas parem de culpar o Prefeito por tudo. Parem de criticar o secretário com mentiras. Se vocês fizeram a sua parte respeitado o isolamento e ter todos o cuidados vocês estarão protegidos. E quando chega um paciente com 80% de ter o vírus é feito notificação e teste rápido. Vamos trabalhar em conjunto. Para logo sairmos dessa situação.
Vamos ter paciência. Não vamos sair agredido com palavras que muitas vezes são distorcidas. Realmente ontem tivemos um caso de um casal e uma senhora, com sua neta, para consultar. Foi na troca de plantão e mais ou menos 30 minutos antes foi atendido um paciente com sintomas. Foi realizado o teste rápido, liberado e logo começou a higienização do setor para dar quantidade do plantão. E foi explicado todo o procedimento para quem estava aguardando.
Sei que o texto que estou escrevendo é longo mas não estamos aqui simplesmente para cumprir horário e nem para receber sem trabalhar, e muitos menos brincar com sua saúde. Todos exigem respeito nosso, mas nós também queremos ser respeitadas. Nós temos nomes. Não somos carecas, nem gordos, nem preguiçosos. Somos seres humanos como vocês. Não tenho intenção de ofender ninguém.
Grata por ler meu desabafo”.