A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher encerrou suas atividades em São João Batista com um total de 1.771 pessoas atendidas. A apresentação dos resultados foi realizada na manhã desta quarta-feira (06/08), durante reunião da equipe responsável pela organização do projeto na cidade.
A iniciativa foi viabilizada a partir de uma parceria entre o Sesc/SC e a Prefeitura Municipal de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contando com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Entre os atendimentos realizados de 12 de maio a 25 de julho, destacam-se 720 mamografias voltadas a pacientes de São João Batista e 423 exames preventivos (Papanicolau). A estrutura da unidade, que ficou estacionada junto à UBS Centro neste período, conta com consultório ginecológico, sala de mamografia e espaço externo para recepção e ações educativas.
Conforme destaca a Secretaria Municipal de Saúde, a presença da unidade foi fundamental para zerar a fila de espera por exames de mamografia no município, que, no início do ano, somava mais de 350 pacientes.
Além dos atendimentos clínicos, o projeto promoveu 32 ações educativas em saúde, com orientações individuais e em grupo sobre a importância do autoexame das mamas e da prevenção, assim como palestras e rodas de conversa, contemplando temas como saúde da mulher e do idoso.
O projeto teve como foco ampliar o acesso a exames preventivos e reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, doenças que ainda estão entre as principais causas de mortalidade feminina no Brasil.