A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) tem o início confirmado para a próxima segunda (23) em São João Batista e todo o país. Antecipada como estratégia para facilitar o trabalho das equipes de saúde no diagnóstico do Covid-19 (Coronavírus), a campanha seguirá recomendações específicas para evitar aglomerações e, ao mesmo tempo, atingir o maior número de pessoas entre os grupos prioritários.
Para os idosos (pessoas com mais de 60 anos) e portadores de doenças crônicas, por exemplo, será destinado um local específico para a aplicação das doses. Trata-se do no Centro Municipal de Convivência do Idoso Corina Brasil dos Santos (Rua do Sesc, s/n°), que terá atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A iniciativa tem como propósito evitar deslocamentos desnecessários aos postos de saúde.
“É um momento de cuidado e atenção redobrada para prevenir o coronavírus. Mas, ao mesmo tempo, temos que manter a população protegida contra outras doenças que tradicionalmente circulam em nossa cidade. A imunização contra a gripe, assim como contra o sarampo e a febre amarela, é o caminho mais eficiente para isso”, comenta a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Paulista.
Para os demais públicos-alvo da campanha (confira lista abaixo), serão disponibilizadas duas salas de vacinação. Uma fica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, com atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 21h. E, a outra, na UBS Jardim São Paulo, com atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. É necessário apresentar Cartão do SUS e Caderneta de Vacinação.
Em ambas, na porta de entrada, será disponibilizado dispenser com álcool em gel na concentração de 70% para facilitar a higienização das mãos dos profissionais e população que buscar a vacinação. E, ainda, máscaras cirúrgicas para eventuais sintomáticos respiratórios.
É imprescindível também que a população faça a sua parte e cubra a boca ao tossir ou espirrar com a face interna do cotovelo ou com um lenço descartável (etiqueta da tosse), e não esqueça de lavar as mãos com frequência. O contato próximo, por meio do aperto de mão, beijo e abraço, principalmente quando estiver aguardando para receber a vacina, deve ser evitado. A campanha segue até o dia 23 de maio. O Dia D está programado para 9 de maio.
GRUPOS QUE DEVEM SE VACINAR
* Idosos (pessoas com mais de 60 anos)
* Trabalhadores da saúde
* Professores de escolas públicas e privadas
* Profissionais das forças de segurança e salvamento
* Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
* Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
* Povos indígenas
* Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
* População privada de liberdade
* Funcionários do sistema prisional
* Adultos de 55 a 59 anos
* Pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental
LOCAIS DE VACINAÇÃO
* Para idosos (pessoas com mais de 60 anos) e portadores de doenças crônicas
Local: Centro Municipal de Convivência do Idoso Corina Brasil dos Santos (Rua do Sesc, s/n°)
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
* Para os demais grupos
Local: UBS Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, 411)
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 21h
Local: UBS Jardim São Paulo (Rua Tibúrcio Taurino Bozano, s/nº)
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h30