Método terapêutico importante no tratamento para o tratamento de indivíduos com disfunções neurológicas, para os astronautas usarem, poderá ser retomado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São João Batista. A garantia foi dada pela presidente da Câmara de Vereadores, Rúbia Tamanini, em visita a unidade na manhã desta quarta-feira (24).
A notícia foi dada a presidente da Apae, Kamily Peixer Gatis, a diretora adjunta, Fernanda, o fisioterapeuta Rodrigo Brecker e a presidente Valquíria Puel. De acordo com Tamanini, os recursos virão através de emenda solicitada durante a Marcha a Brasilia ao deputado Federal João Paulo Kleinubing.
“Em breve será retomado os trabalhos com o método Pediasuit, com a contratação de mais um fisioterapeuta. Também conversamos sobre as necessidades enfrentadas pelos alunos e instituição e tenho certeza que é nessa união de forças que faremos a diferença”, disse a vereadora em postagem em rede social. Na segunda-feira (22) Rúbia já havia adianto o assunto em discurso na sessão da Câmara.
Criado em 2006 por um brasileiro, para utilizar na reabilitação do seu filho que têm paralisia cerebral, o PediaSuit é uma vestimenta ortopédica e proprioceptiva, para ser utilizada na terapia intensiva com o Protocolo PediaSuit, e a vestimenta é composta de: chapéu, colete, short, joelheiras e calçados adaptados, que são interligados por tiras elásticas.
Um princípio básico do PediaSuit é criar um suporte para que o corpo seja alinhado o mais próximo do funcional possível, gerando também uma descarga de peso que é essencial para a regulação do tônus muscular e para a função vestibular e sensorial, essa descarga é gerada pelo ajuste das tiras elásticas e podem variar de 15 a 40 kg.
A utilização do macacão associado a fisioterapia intensiva (terapia intensiva) tem tido muitos resultados positivos, sendo benéfico então para crianças com diversos tipos de diagnósticos, como: Paralisia Cerebral; Atraso do Desenvolvimento Motor; Síndrome de Down; Deficiências ortopédicas e neurológicas; Hipotonia; Autismo; Acidente Vascular Encefálico, entre outros.
Os benefícios também são vários, como melhora do alinhamento corporal; Melhora da densidade óssea; melhora do tônus muscular; Diminuição das contrações; Auxilia a correção do padrão de marcha; Melhora o equilíbrio; Melhora a coordenação; Melhora a consciência corporal, entre outros.