O município de Tijucas recebeu nesta segunda-feira (7) o Plano Estratégico e de Desenvolvimento do Setor Náutico da cidade. Desenvolvido pelo Sebrae/SC, a pedido da prefeitura de Tijucas, o projeto começou a ser realizado em julho deste ano e teve por objetivo diagnosticar potencialidades do município e identificar a viabilidade local para receber investimentos e eventos que o posicionem estrategicamente como pólo do setor náutico catarinense.
Para isso, diversos encontros, em forma de oficinas com empresários do setor e pessoas da comunidade ligadas ao Rio Tijucas, foram realizados ao longo destes seis meses de projeto. Nestas reuniões foram discutidas as principais dificuldades do município para aproveitamento do rio e também foram colhidas sugestões para realização de eventos e implantação de serviços condizentes com a realidade local.
Depois de passar por três etapas, sendo a primeira de diagnóstico, a segunda, o planejamento estratégico do programa e por fim, o planejamento operacional e monitoramento das ações a serem executadas, o projeto foi concluído e nesta segunda-feira (7) foi entregue pelo Sebrae à prefeitura de Tijucas.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, engenheiro Sérgio Cardoso falou da necessidade de colocar o plano em prática o quanto antes. “Sabemos que muitas ações tiveram que ser programadas para 2021, 2026, mas Tijucas tem pressa. Nossa urgência em aproveitar o Rio Tijucas é para ontem e por isso, creio que agora chegou a hora de arregaçarmos as mangas e trabalharmos para que as coisas aconteçam. Convoco os empresários locais para que juntos, possamos dar andamento a este projeto”, disse.
Na oportunidade o presidente da Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil), Mané Ferrari, lançou o desafio ao município de Tijucas de sediar um festival náutico no começo do ano que vem. “A Acatmar está planejando uma série de eventos nas cidades que compõem o GT (Grupo de Trabalho) Náutico de Santa Catarina e Tijucas, pela potencialidade que apresenta, já é nossa convidada para sediar a primeira edição deste festival que pretende integrar diversas ações esportivas e de lazer náutico”, disse.
O convite foi prontamente acatado por todos, em especial pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas, Jean Carlos dos Santos, que foi o responsável por receber o plano finalizado. “Estamos muito felizes pela oportunidade que está sendo dada a Tijucas de ser conhecida não somente no nosso estado mas em diversos países do mundo, graças ao empenho do Sebrae, da Acatmar e outros importantes parceiros. Já temos alguns contatos para instalação de futuros empreendimentos e estamos confiantes que teremos bons resultados em breve”, disse.
O prefeito de Tijucas, Valério Tomazi, afirmou que o projeto é fundamental para a cidade e que não ficará esquecido. “Este não é um projeto da prefeitura ou do Sebrae. É um projeto de Tijucas, para Tijucas e que não pode ficar engavetado. Vamos trabalhar para que o planejamento seja realmente executado”, disse.
Sobre o projeto
Entre as potencialidades do município para implantação do setor náutico, está a localização estratégica da cidade, a legislação municipal favorável e o plano diretor já adaptado, que inclui ainda, inventivos fiscais para atração de novos empreendimentos. Já entre as ameaças, está a falta de uma conscientização da comunidade sobre a importância do mar e do rio Tijucas, o que se chama de ‘cultura do mar’. De acordo com o consultor do Sebrae Rafael Andreguetto, coordenador da equipe responsável pela elaboração do plano, “será preciso implantar esta cultura na cidade, através de uma disciplina nas escolas ou de outras ações que sensibilizem os moradores locais”, disse.
Também será preciso fazer um ordenamento da orla para que o espaço seja aproveitado com produtos e serviços náuticos, além da necessidade de qualificação específica de mão-de-obra para o setor.
O projeto está publicado no site do Sebrae/SC e pode ser visualizado clicando aqui.