No decorrer desta semana a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e o ESF – Estratégia Saúde da Família realizam ações voltadas à promoção da saúde do homem. Nesta quinta-feira, 20 de agosto, as equipes do Nasf e do Esf visitam as empresas do município e o grupo de idosos da Associação São Virgílio Pró-Anciãos, no Centro.
Durante os encontros os profissionais da saúde realizarão palestras sobre o câncer de próstata. Já na sexta-feira, 21 de agosto, as atividades ocorrem nos grupos de Hipertensos e Diabéticos do município. Na maioria das vezes, o câncer de próstata tem desenvolvimento lento e alguns estudos mostram que cerca de 80% dos homens de 80 anos, que morreram por outros motivos, tinham câncer de próstata e nem eles nem seus médicos desconfiavam. Em alguns casos, porém, ele cresce e se espalha depressa. Alguns especialistas acreditam que o câncer de próstata começa com pequenas mudanças no tamanho e forma das células das glândulas da próstata.
Essa alteração, conhecida como neoplasia intraepitelial prostática (PIN), podem ser de baixo grau (quase normais) ou de alto grau (anormais). Biópsia de próstata com PIN de alto grau indica grande chance de haver células cancerosas e exige novo exame.
Em 2015, cerca de 68 mil brasileiros receberão diagnóstico da doença, sendo a segunda causa de morte por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Nos Estados Unidos, as estatísticas indicam que 1 a cada 6 homens vai ter câncer de próstata, mas apenas 1 em cada 34 vai morrer por causa da doença. A taxa de mortalidade da doença está em queda, em parte porque está sendo diagnosticada precocemente.
Diante desses dados a realização da campanha vem de encontro à necessidade de mobilizar a sociedade em torno desta causa, da mesma forma que acontece com o “Outubro Rosa”, voltado para a prevenção do câncer de mama. Estas ações visam propor uma reflexão para o público masculino, tendo como objetivo mostrar que atitudes simples podem ter impacto significativo na qualidade de vida dos homens.