Nos últimos dois dias o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender casos pitorescos. Não é incomum a corporação ser acionados para atendimentos ‘estranhos’, já que as pessoas nem sempre sabem em quais situações acionar Bombeiros ou Samu. Num dos casos um homem estava com um ‘bichinho’ na orelha e no outro uma mulher ‘caída’ no Centro de Tijucas.
Ambos os casos possuem registros do chamado. No primeiro, os socorristas foram chamados para atender um homem em Canelinha que estava com um bicho dentro da orelha. Bombeiros foram acionados por volta das 21h48 desta sexta-feira (12) e estiveram no local. O homem que não teve o nome divulgado, estava atormentado. Fora do parelho auditivo, mas que também vem provocando diversas chamadas nos serviços de emergência no Vale do Rio Tijucas, são os animais peçonhentos.
O segundo caso foi registrado neste sábado (10), por volta das 12h14. Pelo 193, os bombeiros foram chamados para socorrer uma mulher que estaria caída na Rua Antonio Apolônio Vargas, no Centro de Tijucas. De acordo com relatos dos socorristas, ao chegar no local foram surpreendidos com a situação. A mulher informou que “estava descansando”, e que não queria ser incomodada.
Corpo de Bombeiros e Samu funcionam 24 horas, todos os dias da semana, para atender a população. O acesso a estes serviços é feito pelos número 192 e 193, respectivamente. A ligação é gratuita e pode ser realizada de qualquer telefone fixo ou móvel local. Antes de acionar os serviços a população deve ficar atenta para qual telefone discar. Além de sofrer com o grande número de trotes, o trabalho dos socorrista também é comprometido por chamados que seriam para outros órgãos.
Em quais casos chamar Samu ou Bombeiros:
Estamos sujeitos a passar ou presenciar situações de emergência relacionadas à saúde ou um acidente. Nesses momentos é realmente difícil manter a calma e nem sempre sabemos para qual órgão ligar e pedir a ajuda adequada. Em caso de um acidente de trânsito, você ligaria para o SAMU ou para os Bombeiros? E em caso de um mal súbito?
Esses questionamentos são muito comuns, ainda mais em momentos emergenciais, principalmente porque, tanto o SAMU, quanto os Bombeiros podem prestar primeiros socorros ou atendimento pré-hospitalar. Por isso, algumas informações são fundamentais para que possamos entender as peculiaridades de cada demanda e pedir auxílio correto.
Os números são parecidos, – SAMU 192 e Bombeiros 193 – o que pode gerar uma confusão na hora de ligar. O mais importante no momento de ligação é manter a calma para descrever com a maior riqueza de detalhes a situação ao médico regulador que irá realizar o atendimento telefônico e seguir os passos indicados por ele.
Lembre-se que nem sempre será necessária a presença de uma equipe de atendimento no local e essa definição será feita justamente por meio das informações passadas no contato via telefone.