Nesta quarta-feira (15) foi feita vistoria em uma casa no Centro de Tijucas que, após apresentar problemas estruturais, foi abandonada pelos proprietários e tem servido como ponto de uso de drogas. O departamento de fiscalização da Secretaria de Obras já fez autuações aos proprietários, que não atendem às notificações para resolver o problema.
No momento da visita, ninguém foi encontrado. Os vizinhos, porém, relatam que a movimentação no local é grande. A PM informou que faz rondas constantes na região.
No momento da vistoria, um senhor de aproximadamente 60 anos, natural do oeste do estado, se aproximou e solicitou ajuda. Ele contou à equipe que sofre de dependência alcoólica e que havia passado mal momentos antes. O homem foi encaminhado à secretaria, onde recebeu atendimento e encaminhamento para realização de exames para a internação. A secretaria informou, hoje pela manhã, que, infelizmente, o senhor não compareceu para realizar os exames.
“As abordagens não servem para expulsar as pessoas que estão morando em determinado lugar. A intenção é de retirá-los dessa condição e encaminhar para as famílias ou para tratamento, em caso de dependência química”, afirma a Secretária de Ação Social, Bianca Bibiani Machado. A dependência, claro, é uma das principais causas que levam às pessoas às ruas e a recusa às ofertas de tratamento dificulta muito o trabalho.
De acordo com a secretária, este trabalho integrado com a polícia e a fiscalização de obras passará a ser feito com maior frequência, para tentar diminuir a incidência de moradores de rua na cidade e proporcionar oportunidades de recuperação a eles.