O delegado geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizoni Junior, anunciou na tarde desta quarta-feira, 21, o delegado Anselmo Firmo de Oliveira Cruz como o novo diretor da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC). O comunicado foi feito durante audiência com o secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior. Anselmo atuou em operações importantes em São João Batista, como o caso dos sequestros do empresário João Gonçalves e de Aderbal Filho. Também no captura de criminosos que atuaram em tentativa de assaltos a banco na cidade.
O novo diretor da DEIC, Anselmo Firmo de Oliveira Cruz, nasceu em 17 de novembro de 1975, em Porto Alegre, e entrou para a Polícia Civil em 2003. Na sua trajetória pela Polícia Civil, o delegado Anselmo passou pela 1ª Delegacia Regional de Polícia de São José, 10ª Delegacia de Polícia da Capital, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, antes de substituir o falecido delegado de polícia Renato Hendges, na Divisão Antissequestro da DEIC.
Ele também foi diretor-adjunto da Especializada e é especialista em técnicas investigativas e operacionais. Entre seus trabalhos, destaca-se a resolução positiva do sequestro de um menino de nove anos, filho de empresários de Ilhota, além de ações que evitavam a ação de caixeiros no Estado.