Nesta quarta-feira, 23, a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Brusque, desencadeou a operação OPUS com a finalidade de prender integrantes de um grupo criminoso atuante no estado catarinense, além de cumprir diversos mandados de busca e apreensão.
Após aproximadamente cinco meses de investigação, policiais reuniram diversos elementos que comprovam a efetiva participação na organização das pessoas presas temporariamente. Os crimes do grupo criminoso vão desde aliciamento de menores e tráfico de drogas até homicídios.
Essa organização trocava comunicação de diversas maneiras, através de mensagens por celular, mensagens por SMS e até mesmo cartas. Além das prisões, foram realizadas apreensões de documentação, aparelhos eletrônicos e também cerca de R$ 8 mil em dinheiro. Tudo isso foi conseguido em Brusque, Tijucas, São João Batista, Guabiruba, e até mesmo em algumas celas.
Entre os crimes praticados pela organização, que por si só já é um crime. Porém, a maioria tem ligação com o tráfico de drogas, e também alguns têm também o envolvimento no caso do assassinato da jovem Roberta Keller, encontrada morta recentemente. Além dos crimes praticados pelos membros da organização, existe uma cadeia de crimes, como pequenos furtos que serviam para alimentar o vício de clientes.
Ao total, foram cumpridos quinze mandados de prisão temporária, sendo que quatro destes mandados foram cumpridos dentro dos presídios, já que os suspeitos já estavam presos pela prática de outros crimes.
Durante a operação, foi capturado um foragido da Penitenciária de Canhanduba e mais duas pessoas presas em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, totalizando 18 pessoas presas.
No fim da tarde de ontem, 23, os presos foram encaminhados com escolta policial a diversos presídios, conforme as vagas disponibilizadas pelo Departamento de Administração Prisional – DEAP. Deram apoio na parte operacional: policiais civis de Brusque, Guabiruba, São João Batista, Gaspar, Indaial, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e Biguaçu.