O Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP) deflagrou, nesta quinta-feira (17), a Operação Luz na Infância 2. Cerca de 2,6 mil policiais civis cumprem mais de 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Cerca de 160 policiais civis, coordenados pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de Santa Catarina, participam da Operação com alvos em várias cidades do estado e também em Tijucas.
No Estado, a operação ocorre nas cidades de Tijucas, Garuva, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Brusque, Blumenau, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Lages, Florianópolis, São José, Palhoça, Jaguaruna e Criciúma, visando cumprir 35 mandados de busca e apreensão.
A Operação Luz da Infância 2 é coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública. No total são mais de 500 mandados de busca e apreensão em 24 Estados e no Distrito Federal. Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Segundo nota do ministério, suspeitos já estão sendo presos em flagrante. Os alvos foram identificados por meio de material obtido em ambientes virtuais. De acordo com os investigadores, esse material representa “indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva”. O foco da operação, que prendeu 112 pessoas na primeira etapa no ano passado, é o compartilhamento de fotos pela internet. Entre o material apreendido, havia vídeos de bebês sendo molestados e uma cartilha com orientações de como segurar crianças.