O Pelotão da Polícia Militar de São João Batista passa a contar com uma viatura plotada e destinada exclusivamente para realização do Programa Educacional de Resistências as Drogas e Violência (Proerd). A viatura veio para o 3º Pelotão através do esforço do comandante da PM, o subtenente, Charles Bernardo Rodrigues e do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Balneário Camboriú, José Evaldo Hoffmann Júnior.
A viatura do Proerd estará à disposição do programa nas cidades de São João Batista, Nova Trento, Canelinha e Major Gercino. Sendo que nesse primeiro momento o trabalho será realizado na cidade de Nova Trento com 308 crianças. O objetivo do Proerd é de preparar as crianças através de informações e conhecimentos para viverem de maneira saudável, sem o uso das drogas e violência.
Esse trabalho será resultado de um esforço cooperativo entre a polícia Militar, Escola e a Família. Com uma metodologia reconhecida e comprovada em mais de 50 países no mundo, o Proerd conquistou a simpatia do público e em especial conseguiu atingir e vem atingindo até hoje, seus objetivos no que se refere à preparação de nossas crianças para o enfrentamento das pressões sociais que levam às drogas e consequentemente conduzem à violência.
Atualmente o Proerd é um dos maiores programas de prevenção às drogas e violência no Brasil. Convém ressaltar que Santa Catarina é referência nacional pelo número de crianças atendidas e pela estrutura organizacional que propicia a implantação e a formação de instrutores de outros estados da confederação.
Esse ano haverá mais um motivo para festejar, pois, no dia 16 de março de 2018 o Proerd estará completando 20 anos de existência em Santa Catarina. Muito nos alegra, pois já atingimos a marca de 1.400.000 mil crianças que foram “vacinadas” para dizerem não às drogas e a violência.