Operação de combate ao tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional resultou em um mandado de busca e apreensão cumprido na manhã desta quinta-feira (29) no município de Tijucas.
A Operação Planum apura crimes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Até o momento, conforme informações da Polícia Federal do RS, foi possível comprovar o volume de 2,2 toneladas de cocaína enviadas ou que seriam despachadas do Brasil para a Europa pelo grupo criminoso. Aproximadamente R$1,4 bilhão foram movimentados nos últimos três anos pela instituição financeira clandestina.
A partir de investigações realizadas desde a instauração do inquérito policial, em junho de 2017, para apurar o envio de cocaína da Bolívia para o Rio Grande do Sul, foi identificado que aviões partiam de Mato Grosso do Sul para serem carregados com 500 quilos cocaína, em média, na Bolívia.
Posteriormente, as aeronaves seguiam até o estado gaúcho e pousavam em fazendas adquiridas pela organização criminosa de acordo com a PF. Em seguida, a droga era transportada para outros estados, por via rodoviária, onde ficavam armazenadas em depósitos até serem despachadas para a Europa por meio de portos brasileiros.
Além de Tijucas, um total de 17 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Rio Grande Do Sul. Seis no município de Cachoeirinha, três em Uruguaiana, dois em Tramandaí, um em Capão do Cipó, um em Estância Velha, um em Gravataí, um em Itaqui, um em Novo Hamburgo e um em Palmares do Sul.
Doze estão sendo cumpridos em São Paulo, sendo seis na capital e outros seis no município de Limeira. Já no Mato Grosso do Sul, seis estão sendo cumpridos na capital Campo Grande, um no município de Fátima do Sul e um em Caarapó. Em Goiás, há um mandado para o município de Pirenópolis.
Entre os mandados de sequestro e arresto de bens e bloqueio de contas bancárias, há um total de 13 imóveis, duas fazendas, 81 automóveis e caminhões, oito aeronaves, seis embarcações, 121 contas bancárias de pessoa jurídica e outras 57 contas de pessoa física.