A convite do subtenente Charles Bernardo Rodrigues, comandante da Polícia Militar de São João Batista, os representantes do Poder Legislativo da cidade, acompanharam na tarde dessa terça-feira, 27, a apresentação da empresa que comercializa equipamentos para trânsito Priority Sistemas. A demonstração ocorreu na Avenida Deputado Valério Gomes, no Centro com o equipamento OCR – Optical Character Recognition – (verificador de placas veiculares). Estavam presentes, a presidente da Câmara Rúbia Alice Tamanini Duarte, os vereadores Almir Peixer, o Dei e Heriberto Eurides de Souza.
Foi realizada uma blitz demonstrativa, onde uma pequena câmera é posicionada conectada a um notebook. Ao registrar a placa do veículo o sistema acusa, por exemplo, se há registro de furto/roubo, participação em assalto, clonagem. O diretor comercial da Priority Sistemas destacou que a cidade de Tijucas já utiliza o equipamento.
A presidente Rúbia enfatizou que a luta por mais segurança pública em São João Batista é uma preocupação constante do Legislativo. “Em uma média de 1 a 3 segundos é feita a captação e acusa na tela se o veículo está com algum registro, pois sabemos do número ainda não satisfatório de efetivo na cidade”, destaca. Ela também relembrou da vinda de seis novos policiais para São João Batista, que hoje conta com 23 profissionais efetivos atuantes. “Esse equipamento pode ajudar como complemento de trabalho para nossa polícia, porém é preciso uma analise, visitas a cidades que utilizam essa ferramenta e acompanharmos o processo”, disse a presidente.
Outros fatos foram abordado durante a demonstração entre eles a experiência em outras cidades, como a de um carro com registro de furto, onde o motorista estava um com mandado de prisão em aberto. “Essa foi uma demonstração e o convite se estendeu também as autoridades tendo em vista a que assim todos possam conhecer o equipamento e verificar a utilidade na região”, concluiu o subtenente Charles.