Na manhã desta quarta-feira (8) a equipe de investigação da Polícia Civil de São João Batista deflagrou a operação Leão do Norte, visando dar cumprimento a sete Mandados de Prisão e sete de Busca e Apreensão em São João Batista e na cidade de Iguarassu, no Estado de Pernambuco. Inicialmente, o Inquérito Policial foi instaurado para investigar a venda de drogas em São João Batista, perpetrada por Cláudio Alves da Silva Filho, também conhecido como “Cabritinho”.
Com o transcurso das investigações, a equipe de policiais civis, após mais de 5 meses de monitoramento do traficante, descobriu que este era auxiliado pela companheira Suelen de Mattos, o irmão Clayton Alves da Silva e o amigo Manoel Albino da Silva (também conhecido como “Nel”).
De acordo com o apurado pelos investigadores, Cláudio lançava mão de engenhoso expediente vulgarmente conhecido como “Disk Droga”. Nesse modo de atuação criminosa, é o traficante que, após acionado via telefone, vai ao encontro do usuário concretizar a entrega da porção entorpecente requisitado, pondo fim as famosas “Bocas de fumo”.
No “atendimento aos clientes”, Cláudio contava com o auxílio de Suelen de Mattos e Manoel Albino (também conhecido como “Nel”).
Já o irmão Clayton, embora custodiado no presídio da cidade pernambucana de Igarassu, continuava tendo participação contundente na venda de droga perpetrada pelo irmão em São João Batista. Do interior do estabelecimento prisional, permanecia contribuindo com a prática criminosa, viabilizando, por exemplo, a aproximação com novos fornecedores de entorpecente que com ele se encontram segregados. Clayton se encontra preso em virtude de condenação por inúmeros crimes de roubo e dois homicídios (um deles praticado em São João Batista no ano de 2012, que vitimou morador da cidade conhecido como Badasso).
A equipe de investigação de São João Batista apurou ainda que mais três pessoas se associaram a bando de Cláudio. São elas: Maicon da Conceição e Gisele da Luz Lemmes (a “Gi”) (O terceiro indivíduo, que ficava responsável em auxiliar nas entregas solicitadas por intermédio do Disk Drogas, ainda se encontra foragido e por isso não terá, pelo menos por enquanto, sua identidade revelada).
Maicon, exercendo uma espécie de “Promotor de Vendas”, ficava encarregado de angariar o maior número possível de usuários para o organização criminosa liderada por Cláudio e seus comparsas.
Já Gisele, garota de programa da cidade, adquire a droga com o grupo criminoso de Cláudio e a revende a seus clientes. A investigada incrementa seu atendimento ao conjugar o comércio de drogas com exercício da prostituição. Para tanto, cria uma espécie de pacotes de serviços. Com ele, quem a requisita sabe que tem a opção de incluir o consumo da substância ao programa contratado, sem sequer ter o trabalho de procurar por uma “boca de fumo” da cidade
Posteriormente, com a investigação de tráfico de drogas já iniciada, a equipe de Policiais civis descobriu que os traficantes Cláudio Alves da Silva filho e Manoel Albino da Silva também foram os responsáveis pelo crime de roubo ocorrido no Centro de Eventos da cidade, no dia 3 de julho deste ano. O crime patrimonial, que vitimou cerca de nove pessoas, causou grande comoção na cidade. Os bens de uma das vítimas foram recuperados.
Os irmãos Clayton e Cláudio, também conhecidos como “Os Pernambucanos”, representam uma ramificação de uma das organizações criminosa que atuam em Santa Catarina e em outros Estados do País.
Manoel Albino da Silva é também foragido da justiça de Pernambuco há 7 anos por dois crimes de homicídio e um de roubo.
Cláudio e Gisele já ostentam condenação anteriores pelo crime de tráfico de droga.
Por ocasião da busca foi encontrado um revólver calibre .38 e várias munições. Diego de Mattos (O Fanzinho), proprietário da arma, também foi preso. A operação contou com apoio de Policiais Civis da Delegacia de Governador Celso Ramos, D.I.C, S.I.C. e DPCAMI de Brusque.