O policiamento nas ruas de Major Gercino estavam restritos a um único período do dia. Nas manhãs e tarde um único policial garantia a segurança no município. Durante a noite o pelotão da Polícia Militar ficava fechada, e as guarnições de São João Batista assumiam a responsabilidade. Uma mudança implantada pelo comando regional, deverá comprometer ainda mais as rondas na cidade.
Único policial que atuava no município foi transferido para Canelinha, e dois policiais deslocados para Major Gercino. No entanto, os agentes não podem fazer trabalhos externos, ficando restritos aos serviços burocráticos no pelotão. Com a mudança os majorenses ficarão sem rondas nas 24 horas do dia e mais dependentes de apoio dos policiais que atuam na cidade vizinha.
O prefeito João David cobrou o assunto ao comandante da Polícia Militar de São João Batista, tenente Sérgio Arlan Pinto Rodrigues, que se comprometeu em buscar uma solução com o Major Jefferson Sebastião Vieira, que responde pela PM no Vale do Rio Tijucas. Até o fechamento dessa matéria uma solução definitiva ainda não havia sido acordada entre os responsáveis.
Major Sebastião ficou incomodado com o vazamento do assunto. Em contato telefônico ele não concordou em falar com a imprensa sobre as mudanças em Major Gercino. Garantiu que estaria em contato direto com o prefeito João David. Nos últimos anos a Polícia Militar vem sofrendo com o baixo número de efetivo, sendo Major o município com a maior defasagem. Os plantões são cumpridos por um único policial.