Um infarto agudo do miocárdio, em um homem de 81 anos trouxe os socorristas do helicóptero Arcanjo ao município de São João Batista, nesta quinta-feira (16). A vítima foi identificada como José Manoel Marquato, conhecido como Juca da Branca. Aeronave é acionada em casos de vítimas em situação grave de saúde e que dependem de agilidade para terem a vida salva.
De acordo com informações, o idoso foi encaminhado para o Instituto de Cardiologia do Hospital Regional de São José. Até dezembro de 2016 o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de SC já fez mais de cinco mil atendimentos. Além dos atendimentos pré-hospitalares, BOA realiza atividades de resgate, combate a incêndios, busca e salvamento, prevenção, proteção ao meio ambiente, defesa civil, e apoio aos demais órgãos do estado, municípios e União.
O BOA possui um efetivo orgânico de 29 homens e 30 homens não orgânicos (cumprem apenas escalas de serviço operacional) entre pilotos, tripulantes operacionais e apoio solo, distribuídos nas bases de Florianópolis e Blumenau. Do Samu, são 17 médicos e 12 enfermeiros. Não há informações sobre o estado de Saúde da vítima atendida em São João Batista.
@ARCANJO_01 vítima masculino maior, 81 anos, será conduzido ao HRSJ. #VOOPELAVIDA pic.twitter.com/xtJaLrlmrC
— Comandante Edupércio PRATTS (@EdupercioPratts) March 16, 2017