A Administração Municipal de São João Batista, por meio do Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal (Sisam), inaugurou oficialmente nesta segunda (10) a cobertura dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA). De estrutura metálica, a cobertura tem 5,95 metros de altura e cobre uma área de 240 metros quadrados. O investimento foi de R$ 88.787,68, com recursos próprios.
“Trata-se de uma obra importante para proteger nossa água, que terá menos risco de sofrer alguma alteração”, destaca o prefeito Daniel Netto Cândido. Diretora da autarquia, Andréia Costa Azevedo salienta que, mesmo com a melhoria, a água disponibilizada pelo Sisam continua a passar por rígido controle de qualidade, com mais de 78 mil análises a cada ano. “Todo nosso trabalho é feito pensando na saúde do consumir”, frisa.
Além disso, a área, que fica situada na rua Dorvino Manoel Rachadel, foi revitalizada, recebendo nova pintura, ajardinamento, portões, muro e cerca, totalizando 320 metros de extensão e cerca de R$ 150 mil em investimentos. O espaço, que desde o ano passado conta com uma Sala de Educação Ambiental, está aberto à visitação por escolas, mediante agendamento prévio.
Na tarde desta segunda, por exemplo, duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Araci Espindola Dalcenter acompanharam a inauguração e ainda tiveram a oportunidade de conferir de perto como funciona o sistema de tratamento de água. Responsável pelo controle de qualidade, a engenheira química Letícia Minella explicou passo a passo o processo, que garante que os moradores de São João Batista tenham acesso a uma água de qualidade.