A chuva que caiu desde a madrugada deste sábado, 18, impossibilitou os responsáveis do projeto da nova cruz do Morro da Gurita, no bairro Fernandes, em São João Batista, de conduzir toda a estrutura (em partes) para ser fincada no pico do morro. A saída estava marcada para as 4h, enfrente a residência do senhor José Carlos Hames, na localidade da Manteiga. Responsáveis e colaboradores até iniciaram o trajeto, mas desistiram devido ao tempo chuvoso.
Com isso, a instalação da cruz fica previamente marcada para o próximo sábado, 25, caso as condições climáticas forem favoráveis.
Nova Cruz
A nova cruz seria instalada no dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida. Porém, a fabricação da mesma atrasou, o que fez com que os organizadores mudassem a data para este mês de novembro.
Esta cruz terá dez metros de altura por seis de braço, com toda estrutura de metal (abaixo, imagem de como ela ficará). A anterior tinha quatro metros de altura e era de madeira. Ainda este ano, o objetivo é iluminar a mesma. Um projeto foi elaborado e já se sabe que a iluminação será através de placas solares.
Inicialmente, o projeto era de que a cruz tivesse sete metros de altura por cinco de braço. Mas, devido ao bom lucro de um galeto que foi promovido e que rendeu R$ 13 mil de lucro, os responsáveis pelo projeto decidiram aumentar o tamanho da cruz.
Sobre a Gurita
O Morro da Gurita é um dos pontos mais visitados por moradores e conhecidos, e é um espaço de fé e oração, a 610 metros acima do nível do mar, com uma visão privilegiada de toda a região. Isso porque há, aproximadamente 70 anos, três moradores locais instalaram uma cruz de madeira, após um deles fazer uma promessa e ser atendido, devido a um problema de saúde na família.