
O Vaticano cometeu um erro nesta quinta-feira (8) ao anunciar prematuramente a eleição do novo papa. Às 6h51 (horário de Brasília), a fumaça começou a sair da chaminé da Capela Sistina, inicialmente clara, sugerindo um consenso entre os 133 cardeais reunidos no segundo dia de conclave. Segundos depois, no entanto, a fumaça escureceu, indicando que ainda não havia decisão.
A confusão se estendeu às redes sociais. No X (antigo Twitter), a conta oficial do Vaticano publicou uma mensagem afirmando que a votação havia terminado com fumaça branca, sinalizando a escolha do novo pontífice. Pouco depois, ao perceber o erro, o anúncio foi corrigido para informar que a fumaça era preta, significando que o processo continua sem uma definição.
Segundo dia de votação no conclave
Os cardeais seguem isolados no conclave, debatendo e votando para definir o próximo líder da Igreja Católica. A cada rodada de votos, os fiéis aguardam ansiosamente pela fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina, símbolo tradicional do processo: branca para eleição, preta para indefinição.
Caso não haja um consenso ao longo do dia, novas rodadas serão realizadas conforme o esquema do conclave, podendo estender-se pelos próximos dias.
O equívoco nas redes sociais gerou reações imediatas dos seguidores que acompanham atentamente o processo. Enquanto isso, o mundo segue na expectativa pela verdadeira fumaça branca, que anunciará oficialmente o nome do novo papa.