SUPER FM - A rádio que vive o vale

Chegada do frio: Temperaturas baixas pedem cuidados extras

Redação  Redação      sábado, 16 maio 2020      EM: PREVENÇÃO DE DOENÇAS - SAÚDE  

A queda de temperatura registrada nesta semana em Santa Catarina traz um alerta: é preciso redobrar os cuidados com a higiene para evitar a disseminação de doenças respiratórias e alérgicas. O médico infectologista da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Campos de Oliveira, esclarece, porém, que o frio por si só não é o causador […]

A queda de temperatura registrada nesta semana em Santa Catarina traz um alerta: é preciso redobrar os cuidados com a higiene para evitar a disseminação de doenças respiratórias e alérgicas. O médico infectologista da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Campos de Oliveira, esclarece, porém, que o frio por si só não é o causador das doenças infecciosas.

O que favorece a disseminação dos vírus é o fato de várias pessoas permanecerem no mesmo ambiente com pouca ou nenhuma ventilação. Basta que uma delas esteja com sintomas para facilitar a transmissão.

Mas o frio, no entanto, também facilita a chegada de doenças alérgicas, não relacionadas a algum tipo de vírus, como asma e rinite. Nesses casos, a pessoa não apresenta febre nem transmite para outra. Mas seja um vírus ou o próprio frio o causador, em ambos os casos é possível prevenir, como explica o médico.

Se você tiver dúvida sobre os sintomas ou houver evolução para um quadro mais grave, o recomendado é procurar atendimento médico para avaliação e tratamento adequado. Se tiver dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vômito persistente e convulsão, busque uma unidade de saúde o mais rápido possível.