SUPER FM - A rádio que vive o vale

SJB e Tijucas oferecem atendimento psicológico gratuito

Redação  Redação      segunda-feira, 23 março 2020      EM: ISOLAMENTO PELO COVID-19 - SAÚDE  

Os municípios de São João Batista e Tijucas passam a oferecer uma importante ferramenta para ajudar a população a combater ansiedade pelo isolamento. Tijucas já está em funcionamento e na Capital Catarinense do Calçado o prefeito Daniel Cândido vai anunciar o serviço em uma live agendada para as 18h30. Com objetivo de conter a proliferação […]

Os municípios de São João Batista e Tijucas passam a oferecer uma importante ferramenta para ajudar a população a combater ansiedade pelo isolamento. Tijucas já está em funcionamento e na Capital Catarinense do Calçado o prefeito Daniel Cândido vai anunciar o serviço em uma live agendada para as 18h30.

Com objetivo de conter a proliferação do novo Coronavirus, o isolamento social foi a medida emergencial adotada nos municípios de Santa Catarina. No entanto, o que funciona como segurança para o corpo pode não causar o mesmo efeito para a mente. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas está disponibilizando uma Central de Atendimento Psicológico.

A ação de acolhimento via telefone deve ajudar a população da cidade a conter a ansiedade e o medo agravado pelo isolamento social. O plantão acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 00h e no fim de semana o dia todo.

“Esse afastamento social provoca vários impactos emocionais para muitas pessoas. A nossa equipe está trabalhando para proporcionar a comunidade um meio de falar sobre as angústias desse momento, responder aos questionamentos e ajudar a controlar o lado emocional”, afirma o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

De acordo com a psicóloga Cassiana Pirath, coordenadora da Atenção Básica do município, foram acionados os psicólogos da Rede Municipal de Saúde para o atendimento ao público. Segundo a coordenadora as pessoas mudaram bruscamente, de uma hora pra outra, a rotina delas, o que desencadeia uma série de sentimentos.

“Antes, as pessoas ocupavam a mente e o tempo com trabalho, escola, casa. Agora, elas precisam saber desacelerar e cuidar delas mesmas. A intenção desse trabalho é justamente dar apoio e orientação sobre como agir nesse cenário, ajudar numa situação de ansiedade, pânico, entre outros problemas que possam vir a acontecer devido ao isolamento e o medo do vírus”, comenta Cassiana.

Campanha Viralizando Solidariedade

Central de Atendimento Psicológico de Tijucas (via ligação e WhatsApp):

(48) 9 9181- 3892 – Segunda a sexta-feira das 8h às 17h, domingos o dia todo.

(48) 9 9985 – 5979 – Segunda a sexta-feira das 17h às 00h, sábados o dia todo.

Em São João Batista basta contatar um destes números: (48) 99957-1778, (47) 99945-4401, (48) 98473-8452, (48) 99631-1368 e (48) 99993-2423.