Antônio Salvador Pereira, 92 anos, em maço de 1970 mudou-se da cidade de Brusque para São João Batista. Ao lado dos sócios Moacir Hoffman e Emílio Farias abriram as portas da Gráfica Guarany, bem no Centro. Antônio nasceu em Tijucas, mas ainda pequeno, ao lado da mãe mudou-se para Brusque e foi no Berço Catarinense da Fiação que aprendeu a profissão de tipógrafo.
Na extinta Gráfica Leão Dehon, que pertencia aos padres do Sagrado Coração de Jesus, atuou por 21 anos. Quando a gráfica fechou, ao lado dos colegas de trabalho Moacir e Emílio souberam que em São João Batista uma empresa que prestava esse tipo de serviço havia fechado. Ali viram uma oportunidade de empreender.
Pelo fato de o antigo dono ter algumas pendencias eles precisaram de avalista. Foi então que Milton Silva, o Tito, Zaia de Oliveira e George Mota confiaram no trio. Antônio recorda que vendeu um terreno que havia adquirido para ajudar a quitar a dívida.
Assim com a evolução da pacata cidade São João Batista, a Gráfica Guarany que antes fazia serviço de tipografia também cresceu. Era a pé e depois de muito esforço para comprar uma bicicleta que Antônio percorria os quatro cantos da cidade, fazendo as entregas dos blocos de notas aos comércios, os rótulos das caixas de sapatos, prestava serviço para a Usati – Usina de Cana de Açúcar – e também para as primeiras fábricas de calçados, como Tânia, Marcia e Durkopp.
Família
Ao lado da esposa Maria de Lurdes Pereira, no qual no próximo ano celebram 70 anos de casados, foi em terras batistenses que educaram os oito filhos e viram a família aumentar, com 21 netos, 11 bisnetos e um tetraneto.
Antônio revela que é um batistense de coração e viu a transformação e a tecnologia mudar todo o município. Nunca pensou em investir em outra cidade, e aqui, rodeado dos amigos e pessoas que ama, que pretende continuar a desfrutar das belezas de São João Batista.
Solenidade
A sessão solene em homenagem aos 63 anos de Emancipação de São João Batista ocorrerá na quinta-feira, 15, às 19h30 no plenário da Câmara de Vereadores de São João Batista. Na oportunidade serão entregues os títulos de Cidadão Batistense e Honorário para: José Cardoso Roedel, Marco Antonio Rodrigues, Antônio Salvador Pereira e Gilson Antonio Pehnk. Em virtude de ainda vivermos em tempos de pandemia a entrada será restrita a familiares dos homenageados. Porém a sessão será transmitida pelos canais oficiais do Poder Legislativo: site, Facebook e canal do Youtube.