Foto: TSE
O fim de semana será de convenções em todos os municípios do país, com prazo que se encerra na segunda-feira, 5. Porém, as definições já tomam o espaço do noticiário visando as eleições de 2024.
Em São João Batista, até o fechamento desta reportagem, no fim de tarde de quinta-feira, 1, três são as chapas que se confirmarão nas convenções partidárias. Na situação, o atual prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (MDB), terá como possível vice, o empresário e ex-vereador Leonardo da Silva Kammer, o Léo Kammer (Podemos). A coligação ainda deverá contar com o Partido dos Trabalhadores (PT).
Já o ex-prefeito Daniel Netto Cândido (PSD), fechou dupla com o radialista Jonathan Cordeiro (Republicanos).
Na oposição, o empresário e ex-vereador Juliano Peixer (União Brasil) tem como pré vice o empresário Felipe Lemos (PL), chapa que contará ainda com os Progressistas.
As eleições municipais se realizarão no domingo, 6 de outubro. Nos municípios com 200 mil ou mais eleitores, o segundo turno será em 27 de outubro. Já o Horário Eleitoral Gratuito em rádio e TV incia-se no dia 30 de agosto.
Nova Trento
Na terra de Santa Paulina, duas candidaturas já estão confirmadas, pois as convenções já ocorreram no fim de semana passado. Na situação, o prefeito Tiago Dalsasso (MDB), vai à reeleição e terá como candidato a vice o atual vice-prefeito, Moacir Tadeu Dalla Brida (PSD). O Podemos também está na coligação.
O concorrente de Tiago será o mesmo de 2020, ou seja, o ex-vereador e ex-secretário de Saúde, Maxiliano de Oliveira, o Max (PL), com o empresário Laérci Girola (Progressistas), de vice. A chapa ainda conta com o PSDB e União Brasil.
Ainda há a possibilidade do PT ter Celso Greef como candidato a prefeito. Para tanto, isso poderá ocorrer na convenção até segunda-feira, 5.
Major Gercino
Serão duas candidaturas a se confirmarem em convenções na noite desta sexta-feira, 2. A situação terá a atual vice-prefeita Viviane Booz (MDB), como candidata a prefeita, com o vereador Augustinho Orlandi (União Brasil), de vice. Na oposição, o vereador Rodrigo dos Santos (Progressistas), será o candidato, com o ex-vereador Saulmir Benoni Zunino (PL), de vice. A coligação ainda contará com o Podemos.
Canelinha
O prefeito Diogo Francisco Alves Maciel (PL), é candidato a reeleição, tendo o mesmo vice, Antônio Carlos Machado Júnior (PSD). A coligação ainda conta com PSDB/Cidadania, Podemos e Republicanos.
Na oposição, o MDB ainda não definiu o candidato. A vereadora Neli Ferreira é a mais cotada. Já o União Brasil e os Progressistas não terão candidatos na majoritária, e essas siglas ainda não definiram como se comportarão nas eleições para prefeito.
Tijucas
Na situação, o vereador Maickon Campos Sgrott (Progressistas), será o cabeça de chapa, tendo como vice o vereador Rudnei de Amorim (PSD). O empresário Thiago Peixoto dos Anjos será o candidato do PL, possivelmente com chapa pura, nesse caso, junto ao vereador Fernando Fagundes, o Fernando do Gordo.
O ex-prefeito Elmis Mannrich deverá ser o candidato pelo MDB, porém o vice ainda não foi definido.