Guilherme Alberto Rocho, de 15 anos, de São João Batista, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) na segunda-feira, 5 de junho. A cerimônia aconteceu em Florianópolis e reuniu estudantes de todo o país. Guilherme recebeu a medalha por seu destaque na edição de 2022 da competição.
Filho da costureira Marivone Fomento Rocho, de 54 anos, e do professor Carlos Alberto Rocho, de 53, Guilherme conquistou o primeiro lugar catarinense e o 14º lugar nacional no Nível II, que contempla alunos do 6º ao 9º ano. À época do exame, cursava o 9º ano da Escola de Educação Básica Professor Patrício Teixeira Brasil. Atualmente, Guilherme estuda na Escola de Educação Básica São João Batista.
A Obmep reúne mais de 18 milhões de participantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, representando 99,8% dos municípios do país. A cerimônia de premiação nacional da competição conta com 575 medalhistas de ouro.
Guilherme revela ainda que conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (Oba) em 2021 e medalha de bronze em 2022, além da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), em um projeto coletivo com alunos de outros estados, abordando o tema “Desinteresse dos alunos das escolas tradicionais”.
Durante a pandemia, Guilherme se dedicou a estudar além das exigências de sua escola, além de frequentar aulas online. “Foi aí que descobri sobre as olimpíadas e resolvi me dedicar porque o conteúdo testado na Obmep, por exemplo, não é o mesmo que a gente aprende na aula de matemática da escola”, conta.
A conquista da medalha de ouro na Obmep também dá a Guilherme a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pic), onde estuda virtualmente com professores universitários e realiza trabalhos complementares para aprimorar seus conhecimentos matemáticos.
Desenhar também é uma grande paixão para Guilherme. Recentemente, ele tem se concentrado em melhorar suas habilidades de pintura em aquarela. Além disso, desde a 4ª série, estuda teatro no Funjuve em São João Batista.