Como parte do movimento Maio Laranja, será realizada nesta sexta-feira, 24, em São João Batista, uma caminhada simbólica com o objetivo de promover a conscientização da comunidade sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade acontece a partir das 15h, com saída do Centro Administrativo da Rodoviária, onde fica a sede do Conselho Tutelar.
De lá, os participantes se deslocam até a Praça Deputado Walter Vicente Gomes (em frente à Prefeitura Municipal). No local, serão realizadas explanações sobre o assunto e apresentações culturais, incluindo o “Projeto Aninha: ensinando as nossas crianças a diferença entre carinho e abuso”, do Município de Camboriú.
“É uma iniciativa muito importante para dar visibilidade ao assunto, tendo como premissa que, para combater qualquer problema, primeiro é necessário conhecê-lo. Por isso, convidamos toda a comunidade a se engajar e participar deste movimento. Proteger nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva!”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Giselle Marciana de Paula.
A campanha, que iniciou na última semana, inclui também atividades de orientação nas escolas e iniciativas chamando a atenção para o problema junto ao comércio, à indústria e repartições públicas da cidade. Serão realizadas ainda, neste final de semana, ações voltadas ao tema durante os jogos do Campeonato Municipal de Futebol de Campo.
A campanha é promovida pelo Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, que inclui, entre outros órgãos, o CMDCA, o Conselho Tutelar e as secretarias municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde. E conta, também, com o apoio da CDL São João Batista, do Sincasjb e do Sintrical.
Canais de denúncia
* Disque 100
* Conselho Tutelar – (48) 3265-0576 ou (48) 93505-0229 – Plantão 24h