
A Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva foi apresentada na noite desta segunda-feira (1º/12), durante sessão na Câmara de Vereadores de São João Batista. Elaborado ao longo dos últimos meses, o documento é resultante do trabalho de uma comissão multissetorial, formada por representantes de diferentes segmentos da sociedade.
A proposta, que agora será apreciada do Legislativo Municipal, foi apresentada pelo secretário municipal de Educação, Alício Schiestel, pela diretora de Ensino Fundamental, Liliani Tomazoni, e pela presidente da comissão multissetorial, Rafaela Tamanini dos Santos.
O processo de construção envolveu membros das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social; do Poder Legislativo; do Conselho Municipal de Educação; de entidades como APAE e AMA; além de professores da rede, sindicato, gestores escolares, orientadores educacionais, conselhos municipais, conselho tutelar, familiares de alunos e sociedade civil.
Durante a apresentação, foi destacada a importância do diálogo e da participação coletiva para a consolidação de uma proposta que reflita as necessidades da rede municipal de ensino. A política parte do entendimento de que a inclusão deve orientar as ações educacionais, assegurando o direito à aprendizagem, ao acesso e à permanência de todos os estudantes no ambiente escolar.
O documento estabelece diretrizes voltadas ao fortalecimento da educação inclusiva no município, com ênfase na formação continuada dos profissionais, no investimento em recursos e tecnologias assistivas, na ampliação do apoio pedagógico e na adoção de práticas que garantam a participação efetiva dos alunos no processo educacional. Durante a apresentação, também foi ressaltado o compromisso do município em valorizar a diversidade e reconhecer a escola como espaço de acolhimento, respeito e desenvolvimento humano.
“A Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva representa um marco para São João Batista, ao orientar as ações presentes e futuras da rede de ensino, com foco na promoção da cidadania e na construção de uma educação mais justa e acessível para todos”, conclui Alício.









