São João Batista foi devastada pela enchente de primeiro de dezembro, e desde então os serviços públicos tentam finalizar a limpeza da cidade e fornecer assistências as famílias afetadas. Alguns serviços, no entanto, serão retomados nesta segunda-feira (12), entanto outros devem continuar interrompidos, como é a situação das aulas na rede municipal que não tem previsão de retorno.
Nesta segunda o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, estará na capital do Estado e vai se encontrar com o governador Carlos Moisés e na Defesa Civil e com o ex-governador Eduardo Pinho Moreira, que atualmente exerce o cargo de diretor do BRDE. Expectativa é da liberação de repasses de R$ 22 milhões que já estavam garantidos através de portaria, mas que até agora só foram depositados R$ 2 milhões. O prefeito batistense também quer a garantia que o Governo do Estado faça aporte financeira para recuperação do município que foi devastado com a enchente.
No fim de semana os trabalhos de recuperação seguiram no município. A equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou uma força-tarefa no sábado (10) para concluir trabalho de recolhimento de entulhos. Já a partir dessa segunda será retomado o expediente externo na maior parte das repartições públicas municipais. Administração volta a atender das das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Outras unidades também retomam as atividades.
Algumas unidades permanecem sem atendimento por tempo indeterminado, como a Fundação Batistense de Esportes (Fube), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim São Paulo, a UBS Cardoso e a UBS Ribanceira do Sul. Também devem permanecer fechados a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS (Tajuba II).
Na área da Educação, as creches, núcleos infantis e escolas permanecem com as atividades suspensas. De acordo com a prefeitura, um plano de trabalho para a conclusão do ano letivo está em elaboração e será divulgado à comunidade na próxima semana.
Natal no Coração
A Prefeitura de São João Batista segue arrecadando brinquedos e livros infantis para presentear as crianças da cidade no Natal. São aceitos tanto itens novos como usados (em bom estado).
A iniciativa tem como objetivo trazer um pouco de alegria para as crianças, que, assim como toda a comunidade batistense, têm convivido com dias difíceis por conta da destruição causada pela enchente.
As doações podem ser deixadas até o dia 22 de dezembro no Centro Municipal de Convivência do Idoso (Rua do Sesc, s/nº), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A distribuição dos brinquedos vai ser realizada no dia 23 de dezembro.
Liberação do FGTS
Os primeiros saques do FGTS para moradores de São João Batista atingidos pela enchente devem acontecer na próxima semana. No entanto, apesar de 85% do município ter sido atingido pelas cheias, para a liberação do Fundo de Garantia deverá ser comprovado que a residência foi afetada. A Prefeitura já trabalha no mapeamento das áreas, e deve enviar no início da semana para a Caixa Econômica Federal.