O médico Marco Antonio Rodrigues, 72 anos, desde 1987 atua em São João Batista. Natural de Rio Grande, no Litoral Sul, no Rio Grande do Sul, formou-se em Medicina na Universidade Federal da cidade natal, em 1978. Lá atuou por quatro anos, até receber o convite de um amigo para mudar-se para Santa Catarina e atuar na cidade de Canelinha, em uma clínica.
O então prefeito de São João Batista, Sinézio Octaviano Dadam, o Néio, ao conhecer doutor Marco convidou para também trabalhar na Rede Pública Municipal da cidade, no Posto de Saúde. Ele recorda que atuava juntamente com o outro médico, doutor Alencar.
Nessa época Marco atendia como clínico geral e na área de obstetrícia. Em meio a risos recorda que naquele período e cidade pequena o médico atendia todos os casos e especialidades. Também destaca outro período importante que ocorreu no município, quando o hospital que pertencia a organização dos trabalhadores da usina de cana de açúcar passou a ser municipal.
Foi então que também começou a atuar como médico na unidade hospitalar. Em 1990 prestou concurso público na Capital Catarinense do Calçado e tornou-se efetivo, ou seja, há 31 anos.
Casado e pai de três filhos, fixou de vez raízes em terras batistenses há 17 anos quando mudou-se definitivamente para cá, onde fez da cidade morada. Pelas mãos do médico muitas crianças vieram ao mundo, muitos jovens e adultos foram atendidos, idosos confortados e dessa forma essas mais de três décadas de serviços prestados à população de São João Batista se entrelaça com a história de 63 anos de Emancipação do município.
Solenidade
A sessão solene em homenagem aos 63 anos de Emancipação de São João Batista ocorrerá na quinta-feira, 15, às 19h30 no plenário da Câmara de Vereadores de São João Batista. Na oportunidade serão entregues os títulos de Cidadão Batistense e Honorário para: José Cardoso Roedel, Marco Antonio Rodrigues, Antônio Salvador Pereira e Gilson Antonio Pehnk. Em virtude de ainda vivermos em tempos de pandemia a entrada será restrita a familiares dos homenageados. Porém a sessão será transmitida pelos canais oficiais do Poder Legislativo: site, Facebook e canal do Youtube.