O vereador Teodoro Marcelo Adão procurou na tarde dessa quinta-feira, 13, o secretário de Educação Willian Mafessolli para questionar as ações tomadas pela secretaria junto as escolas, creches e núcleos infantis municipais. Tendo em vista o ocorrido na última semana, na cidade de Blumenau e também, afim de dar um retorno aos pais e responsáveis que se encontram aflitos pela situação.
Willian destacou que um levantamento em todos os educandários foi realizado a fim de conferir as necessidades de cada espaço escolar. “Alguns precisam ser aumentados os muros, outros feito o conserto”, explica. Ele também destacou que no próximo sábado, 15, uma parceria entre Secretaria de Educação e APP – Associação de Pais e Professores – realizarão as melhorias nos muros da Creche Municipal Alice da Silva Gomes, no Centro e no Núcleo Infantil Tio Patinhas, no bairro Tajuba II. Outras escolas também já se reúnem com direção e pais para executarem essa ação.
Grupo no whatsapp
Junto com a Polícia Militar, Polícia Civil e profissionais das escolas foi criado um grupo no aplicativo de mensagens whatsapp, onde quando um suspeito ou algo de estranho é visto nas proximidades das unidades de ensino, imediatamente é colocada a informação e a PM é acionada para fazer a abordagem. A Polícia Militar também realiza rondas em todas as 23 escolas, creches e núcleos infantis.
O secretário também enalteceu que os diretores escolares e equipe foram orientados a manter os portões fechados, sendo abertos somente com identificação e reconhecimento da pessoa que deseja adentrar. Outra medida foi de, em todas as portas a chave deve estar pelo lado de dentro, sendo que, se os professores ouvirem algo estranho devem trancar a porta e assim proteger os alunos.
Em relação a vídeo monitoramento as escolas Sinésio Octaviano Dadam, Alice da Silva Gomes, Monsenhor José Locks e a creche Henriqueta Dadam Roza já contam com o sistema, esses que foram colocados nas unidades pela APP há anos atrás. Já as outras escolas não têm, porém já há reuniões entre direção, secretaria e APPs para serem implantadas.
Vigia nas escolas
O vereador Teodoro questionou o secretário quanto a situação de contratação de profissionais especializados nas escolas. Willian destacou de alguns levantamentos de valores juntos a empresas que prestam esse tipo de serviço foi realizado, sendo dois profissionais para cada escola, um para cada turno, ou seja, 46 vigilantes, porém essa situação é algo que precisa ser analisada e feito estudo de viabilidade, sendo essas apenas informações iniciais.
Assuntos como saúde mental e emocional dos jovens e crianças também foram abordados. Tendo em vista o aumento do uso de redes sociais, acesso à internet e abandono afetivo de alguns pais e responsáveis, onde essa criança acaba segundo um caminho errado, pois falta o acompanhamento familiar. “É algo muito sério, toda essa situação de segurança nas escolas, por esse motivo viemos buscar informações para repassar a comunidade e pais”, finaliza o vereador.