Guilherme Peixer, um talentoso engenheiro mecânico de 30 anos, residente em São João Batista, se destacou no 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, realizado em Maricá/RJ, ao conquistar uma importante premiação. O evento, que decorreu de 29 a 31 de maio, reuniu especialistas para discutir a transição energética, descarbonização e reindustrialização com o uso do hidrogênio.
No congresso, foram apresentados projetos e estudos relacionados à produção, armazenamento, transporte e diversos usos do hidrogênio. Guilherme participou ativamente das plenárias e teve a oportunidade de conhecer as principais políticas públicas e desenvolvimentos industriais relacionados a essa área tanto no âmbito nacional quanto internacional.
Além de sua participação, Guilherme e sua equipe do Polo/UFSC também tiveram dois trabalhos durante o congresso. Um dos trabalhos, intitulado “Modelagem Computacional do Resfriamento Direto com Mudança de Fase de Células Combustíveis de Troca de Prótons”, recebeu grande destaque. Esse projeto tem como objetivo avaliar o desempenho de células a combustível de troca de prótons com sistemas de gerenciamento térmico por resfriamento direto com sprays. A tecnologia estudada apresenta potencial para aumentar a eficiência energética e reduzir o custo de veículos movidos a células a combustível, especialmente na indústria automotiva.
Outro trabalho da equipe, intitulado “Avaliação de Tecnologias Inovadoras para a Liquefação do Hidrogênio”, recebeu o prêmio Metalinox Cogne do Hidrogênio de destaque tecnológico do evento. Esse projeto buscou avaliar diferentes tecnologias inovadoras para otimizar o processo de liquefação de hidrogênio, destacando a magnética como uma das mais promissoras.
O Polo/UFSC, onde Guilherme desenvolve suas pesquisas, é reconhecido mundialmente pela excelência em sistemas de controle magnético para temperatura ambiente. Com o apoio de instituições e financiamentos, o Polo tem se destacado no desenvolvimento de projetos avançados nessa área, bem como no gerenciamento térmico de células a combustível de combustível e na análise de viabilidade técnica e econômica de tecnologias para liquefação de combustível.