
Situada no bairro Ribanceira do Sul, a Escola de Educação Básica Monsenhor José Locks receberá projeto piloto de ensino em tempo integral na rede municipal de São João Batista. A iniciativa terá início em 2026, contemplando as turmas de 1º ano de Ensino Fundamental. Nesta fase inicial, serão atendidos mais de 40 estudantes.
Conforme destaca a Secretaria Municipal de Educação, o projeto será expandido gradativamente ao longo dos próximos anos, acompanhando o avanço das turmas e a ampliação da estrutura pedagógica e física necessária. O objetivo é oferecer uma formação mais completa, com atividades que integrem as dimensões cognitiva, social, cultural e emocional dos estudantes.
“Este é um passo importante no fortalecimento da educação pública batistense. O ensino em tempo integral representa mais oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para nossas crianças”, destaca o prefeito Juliano Peixer.
A iniciativa foi viabilizada após a adesão do Município a programa do Governo Federal que incentiva a ampliação da jornada escolar. A regulamentação da Política Pública Municipal da Escola em Tempo Integral em São João Batista ocorreu em abril deste ano, por meio do Decreto nº 5.347/2025.
“O principal objetivo é proporcionar um ambiente em que os estudantes possam aprender mais, de forma significativa e prazerosa, com atividades que envolvam também cultura, esportes e cidadania. Este projeto servirá como base para, no futuro, expandirmos o modelo para outras unidades da rede, conforme o planejamento educacional do município e a disponibilidade de recursos”, avalia o secretário municipal de Educação, Alício Schiestel.
Uma reunião com os pais e responsáveis foi realizada na última semana para detalhar o funcionamento do projeto e apresentar a proposta pedagógica da nova etapa.








