Faleceu na madrugada desta terça-feira, 8, no Hospital São José em Tijucas, o ex-prefeito do município Nilton José Fagundes, o Gordo, aos 71 anos. A morte foi confirmada por volta das 2 h.
Nilton Fagundes há vários anos sofria com problemas de saúde, tendo recentemente vencido um câncer.
Político tradicional na Capital do Vale e líder histórico do MDB, Nilton Fagundes foi vereador em Tijucas, entre 1973 e 1977. Em 1982 foi eleito prefeito pelo MDB, e administrou a cidade até 1987, quando ainda fez o sucessor pelo partido. Em 1990, foi eleito Deputado Estadual, compondo a 12ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc de 1991 a 1995. Foi ainda candidato a vice-prefeito em 2000.
Nos anos seguintes, Gordo participou das eleições como conselheiro dos “periquitos”, ganhando destaque como uma das principais lideranças da legenda.
Gordo ainda é lembrado pelos tijucanos e tijuquenses por ser o responsável pela construção da estátua do dinossauro da Praça Henrique José Ternes, o popular Dino, principal símbolo da cidade.
Nilton Fagundes deixa a esposa, três filhos (entre eles o vereador de Tijucas Fernando Fagundes, popularmente conhecido por “Fernando do Gordo”, em alusão ao pai) e um neto (João Antônio, colaborador da Rádio Vale).
O corpo é velado no plenário da Câmara Municipal de Tijucas e o sepultamento está marcado para as 16h, no Cemitério Municipal.