Uma investigação da Polícia Civil descobriu esquema fraudulento que falsificava carteiras de vacinação da Covid-19, em Canelinha. O caso foi revelado nesta sexta-feira (12). A negociação pelo documento acontecia na internet e era vendido por R$ 40. A fraude tinha como objetivo dar acesso de pessoas não vacinadas em eventos da região que exigiam a vacinação.
De acordo com informações da Polícia Civil, dois mandados de prisão foram cumpridos em Canelinha. O grupo utilizava o modelo do comprovante de vacinação da Covid-19 expedido pela Secretaria de Saúde.
O cartão continha inclusive informações falsas do laboratório de fabricação da vacina, lote de emissão e assinatura do responsável pela aplicação. Num dos locais em que foi cumprido o mandado de busca, foram encontrados diversos cartões de vacinação falsos prontos para serem preenchidos, e alguns já que dados de pessoas.
Uma mulher prestou depoimento na delegacia e confessou que havia falsificado diversos cartões, porém havia se arrependido e entregou aos policiais apenas pedaços dos cartões que tinha impresso por conta própria e rasgado na noite anterior. No total, cinco pessoas foram levadas para a Delegacia de Polícia Civil e devem prestar informações.
A investigação ainda está em andamento. Computador e celulares serão periciados.