O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) da Polícia Civil realizou uma operação nesta manhã de segunda-feira, 29, na Prefeitura de Nova Trento.
De acordo com as primeiras informações extraoficiais, a operação é em relação a atividades da Prefeitura de Porto Belo, porém respingou na Terra de Santa Paulina, pois o Gaeco buscavam informações junto a secretária de Administração e Planejamento de Nova Trento, quando ela trabalhava na Prefeitura de Porto Belo.
A Prefeitura de Nova Trento emitiu um Nota Oficial sobre o assunto.
De acordo com as informações, o Gaeco realizaram quatro prisões preventivas e dezenove buscas e apreensões , sob autorização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), na nova fase da Operação Mensageiro, que analisa supostos esquemas de fraude em licitações, corrupção, atuação de organizações criminosas e lavagem de dinheiro em serviços como coleta de lixo, abastecimento de água e iluminação pública em cidades de Santa Catarina.
Nesta quinta fase da operação, uma das cidades investigadas está no Vale do Itapocu e a outra na região da Foz do Rio Itajaí. Tratam-se de São João do Itaperiú e Porto Belo. O Gaeco cumpriu mandados de buscas em Nova Trento, na residência de uma ex-secretária de Administração de Porto Belo, atualmente exercendo o mesmo cargo em Nova Trento.
Também foram emitidos mandados de busca e apreensão contra o ex-prefeito de Porto Belo, Emerson Stein (MDB), que atualmente exerce o cargo de deputado estadual.
Nota Oficial da Prefeitura de Nova Trento
O prefeito municipal de Nova Trento informa que nesta manhã de segunda-feira (29/04/2024) a sala exclusiva da secretária de Administração e Planejamento foi alvo de diligência de Busca e Apreensão cumprida por uma equipe do Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Estado de Santa Catarina. A diligência não é resultado de nenhum ato direto ou indireto envolvendo o Município de Nova Trento. Informações mais detalhadas deverão ser prestadas pelo MPSC – Ministério Público de Santa Catarina, órgão autor das investigações.
Nota Oficial da Prefeitura de Porto Belo
O Município de Porto Belo vem a público informar que recebeu na manhã desta segunda-feira (29) no Centro Administrativo, agentes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado – Gaeco, em investigação para nova fase da Operação Mensageiro, que investiga contratos firmados com o Grupo Serrana.
No Centro Administrativo de Porto Belo, a equipe buscou informações referentes a contratos estabelecidos no ano de 2021. O Governo Municipal colocou a equipe à disposição e está disposto a colaborar com a investigação, que segue em sigilo de justiça.
O prefeito Joel Lucinda, que assumiu o Governo de Porto Belo em 2022, ressalta que segue acompanhando o processo, que em Porto Belo, especificamente, está relacionado com a Empresa de Abastecimento de Água.
Com o objetivo de atender a demanda crescente de tratamento e abastecimento de água, Porto Belo já trabalha na elaboração de estudo que aponta a melhor forma de realizar o serviço na cidade, estudando também a implantação do saneamento básico. Destacamos que todo o processo de análise do novo formato a ser estabelecido foi supervisionado pelo TCE/SC.