Era o ano de 1991 quando Gilson Antonio Pehnk, 64 anos, natural e morador da cidade vizinha de Brusque começou a empreender em São João Batista. Aqui havia uma filial da Vidraçaria Cristal, no qual herdou do pai, o saudoso Aires Lorenço Pehnk.
Do pequeno espaço de 600 m², ao longo dessas três décadas de muito trabalho e dedicação, a vidraçaria de transformou na Pehnk Materiais para Construção. Localizada sempre no mesmo local, na Rua Nereu Ramos, no Centro, porém hoje em um prédio de quase 6 mil m², onde trabalham 25 colaboradores.
Gilson relata que São João Batista que lhe acolheu muito bem. Ele tem muito respeito e carinho por cada cidadão. Junto da esposa Tânia Regina Pehnk, no qual juntos tem duas filhas e quatro netos, recentemente inauguraram outro empreendimento na Capital Catarinense do Calçado, o Centro Comercia Tagi.
O comerciante destaca que sempre pensou em expandir e empreender em São João Batista, mesmo havendo opções atraentes como o litoral. O brusquense que se revela mais batistense do que nunca, passa mais tempo por aqui, nas atividades no comércio ou no sítio, no bairro Fernandes, onde reside boa parte da semana.
Chegou por aqui bem no ano em que a Usati – Usina de Cana de Açúcar – fechou. Acompanhou todo o progresso e desenvolvimento do setor calçadista juntamente com a evolução do município. “Sou grato por todos os frutos que colhi aqui”, enaltece.
Solenidade
A sessão solene em homenagem aos 63 anos de Emancipação de São João Batista ocorrerá na quinta-feira, 15, às 19h30 no plenário da Câmara de Vereadores de São João Batista. Na oportunidade serão entregues os títulos de Cidadão Batistense e Honorário para: José Cardoso Roedel, Marco Antonio Rodrigues, Antônio Salvador Pereira e Gilson Antonio Pehnk. Em virtude de ainda vivermos em tempos de pandemia a entrada será restrita a familiares dos homenageados. Porém a sessão será transmitida pelos canais oficiais do Poder Legislativo: site, Facebook e canal do Youtube.