A chegada de uma frente fria ao Sul do Brasil, prevista para a noite de quarta-feira (7), trará mudanças significativas no clima em Santa Catarina. O fenômeno será responsável por uma queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões do Estado, com a possibilidade de chuva congelada.
A virada no tempo será perceptível já na madrugada e manhã de quinta-feira (8), quando as temperaturas começarão a cair drasticamente. Em Florianópolis, as mínimas deverão variar entre 9°C e 19°C, enquanto as máximas oscilarão entre 16°C e 24°C.
Segundo o Climatempo, o frio persistirá em Santa Catarina até o dia 19 de agosto. A circulação dos ventos, transportando umidade do mar, aumentará a possibilidade de chuvas no sul e leste do Estado, incluindo a região litorânea.
“O deslocamento da frente fria, aliado à circulação de ventos que trazem mais umidade do mar, pode resultar em chuvas e uma queda significativa nas temperaturas”, informou o Climatempo.
Na quinta-feira (8), a combinação de ar polar com alta umidade poderá causar chuva congelada em cidades próximas ao sul do Rio Grande do Sul. Esse fenômeno ocorre quando a neve derrete e recongela antes de atingir a superfície, e a possibilidade de neve em algumas regiões de Santa Catarina não está descartada.