O governo de Santa Catarina publicou um edital de concurso com 10 mil vagas na área da educação. Serão contratados novos professores e profissionais para funções administrativas e pedagógicas, como assistentes de educação, assistentes técnico-pedagógicos e especialistas. O lançamento, considerado o maior concurso público da história da educação catarinense, foi realizado pelo governador Jorginho Mello nesta quarta-feira (26).
O edital completo, que inclui a lista de vagas e o cronograma, pode ser acessado nos sites da Secretaria de Estado da Educação (SED) e da Universidade Regional de Blumenau (FURB). As inscrições estarão abertas de 9 de julho a 12 de agosto.
O concurso prevê até 10 mil vagas durante seus quatro anos de validade, com nomeações feitas conforme a necessidade da rede. O último concurso público, realizado em 2017, ofereceu 5 mil vagas. “Esse edital representa um grande avanço para a educação pública de Santa Catarina. Estou muito satisfeito em poder convocar mais profissionais para o quadro de servidores do Estado. Meu compromisso com a educação envolve elevar os padrões, com universidade gratuita, cursos profissionalizantes e reformas nas escolas. Esse conjunto de ações visa melhorar nossa educação”, declarou o governador Jorginho Mello.
Os novos profissionais atuarão nas escolas estaduais de Santa Catarina, e o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, destacou a importância dessa contratação. “Teremos um impacto significativo com os novos profissionais. Precisamos de bons professores comprometidos com a educação, e sei que esses servidores farão a diferença na educação pública. Agradeço à equipe que conduziu a elaboração deste concurso, um processo detalhado que resultou no maior concurso da história da educação catarinense.”
Mais de 65% das vagas serão preenchidas na primeira chamada, com cerca de 76% dessas destinadas ao cargo de professor. As provas estão agendadas para os dias 22 e 29 de setembro, para professores e outros cargos, respectivamente.