A solidariedade e união da comunidade pode fazer a diferença na vida da jovem Vitória de Oliveira, de 18 anos, moradora de São João Batista. Sem condições financeiras e com diagnóstico de retardo mental severo, epilepsia e dependência total da ajuda da mãe, agora precisa fazer exames para confirmar se também tem esquizofrenia. Uma campanha de arrecadação de fundos foi aberta no site Vakinha e toda doação é bem-vinda.
Naiza de Fátima Lafourcade, mãe da Vitória, relata que além dos diagnósticos que a jovem tinha, recentemente foi confirmado o autismo, e a psiquiatra solicitou exames que pudessem confirmar se ela também tem esquizofrenia. A Vitória frequenta a Apae desde os três anos de idade.
A jovem faz acompanhamento com psicólogo, neurologista, psiquiatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e recentemente foi encaminhada a um ortopedista. “Ela está desenvolvendo dificuldade no caminhar devido a deformidade nos ossos dos pés, com isso aumentaram os medicamentos ela está tendo que tomar antibióticos para tirar a infecção dos pés, além dos medicamentos controlados para a convulsão”, afirma Naiza.
Alguns dos medicamentos são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas uma grande parte é preciso que a família compre. Com isso os gastos mensais são alto. Um outro desafio para a família de Vitória veio após o INSS cancelar o benefício da jovem.
“Aqui em nossa na casa moramos somente eu e ela, e como ela depende quase que 100% de mim para realizar as atividades diárias se torna impossível que eu consiga trabalhar fora, pois não tenho ninguém para me auxiliar”, conta a mãe.
A Vakinha foi criada com objetivo de conseguir recursos para os tratamentos da Vitória, neste momento que a família enfrenta sérias dificuldades financeiras. Para ajudar basta clicar no link abaixo e fazer sua doação: