
Trabalho conta com a parceria da Prefeitura e acompanhamento da Celesc, auxiliando a melhorar a organização do espaço urbano
Iniciados em maio de 2025, os mutirões para remoção de fios obsoletos ou irregulares das vias de São João Batista seguem em andamento e já recolheram mais de 10 toneladas de cabos. A ação resulta de uma parceria entre a Prefeitura, responsável pela logística e pelo apoio na organização do trânsito, e as empresas de telecomunicação, que executam a retirada dos fios, com acompanhamento da Celesc.
A iniciativa tem como objetivo melhorar a organização do espaço urbano, ampliar a segurança nas vias públicas e assegurar o uso adequado da estrutura dos postes. Até o momento, foram realizados mais de 10 mutirões em diferentes pontos do município (confira na lista abaixo). A primeira edição de 2026 ocorreu na última quinta-feira (05/02).
“São João Batista, por muitos anos, ficou sem uma fiscalização efetiva quanto à ocupação dos postes e à manutenção dos cabos instalados. Ainda no primeiro semestre de 2025, tomamos a iniciativa de chamar as empresas e alinhar soluções conjuntas para enfrentar o problema. Os mutirões já atenderam diversas ruas e terão continuidade ao longo dos próximos meses, para que a rede aérea fique mais organizada e segura para todos”, destaca o prefeito Juliano Peixer.
Ele salienta, ainda, que a população pode informar, por meio do WhatsApp (48) 2050-0900 ou do aplicativo Facilita+SJB, a localização de fios caídos que coloquem em risco a integridade de quem circula pelas vias para que a Prefeitura cobre providências das empresas responsáveis.
Locais onde já foram efetuadas ações pelos mutirões:
– Rua Zunino Neto
– Rua Nereu Ramos
– Rua Benjamin Duarte
– Rua Getúlio Vargas
– Rua Marcos Silva
– Rua Marcolino Duarte
– João Andregtoni
– José Raphael Booz
– Rua Luiz Alberto do Nascimento
– Rua Dr. Almir Zunino
– Rua Atanázio Joaquim dos santos
– Rua José Marcelino Franco









